A Associação Riossuslense de Cultura e Radiodifusão Comunitária Jovem Rio é uma entidade em defesa da cidadania, baseada nos princípios da solidariedade, companheirismo, cooperação e integração social. Atuando nas comunidades, fundada por seu sócio Marcos Antonio Barbosa coordenador da associação e criador dos programas sociais com apoio dos moradores do bairro Taboão, de objetivos sem fins lucrativos. Sem discriminação de raça, sexo, religião ou atividade econômico e profissional. 

Sua finalidade é discutir e debater os problemas que afetam esses cidadãos, que possam ser encaminhados, com participação dos poderes públicos, desenvolvendo, em nome dessa coletividade, atividade e serviços necessários para que a população da área possa melhorar suas condições de vida e trabalho, dispondo de informações de interesses gerais e de utilidade publica, especificando preços e defesas do consumidor, saúde, educação, segurança, serviços básicos emergenciais, transporte, lazer, aperfeiçoamento profissional de recursos humanos, comunicação e desenvolvimento cultural e artístico.
Os objetivos sociais que fundamentarão a constituição da A.R.C.R. C JOVEM RIO /TRABALHO SOCIAL PROAB (PROJETO AÇAO NOS BAIRROS são os seguintes
REUNIR CIDADÃOS interessados para mobilizar forças sócias no sentindo de estudar e preservar as raízes culturais básicas da população estimulando, crianças adolescestes jovens adultos e idosos a praticar esportes e manifestação folclórica, artísticas e culturais
Identificar os existentes ou criar e desenvolver mecanismo e instrumentos para promoção de obras necessárias
Promover a integração social na comunidade, buscando formas para estabelecer um relacionamento de companheirismo, de solidariedade e cooperação entre os moradores dos bairros interessados estimulando a boa vontade e a ajuda mútua como instrumentados para alcançar o bem-estar comum, fortalecendo a parceria com os serviços públicos nas situações de calamidades, epidemias, campanhas de defesa civil e nos interesse geral da sociedade; fortalecer os laços institucionais da comunidade e as demais organizações comunitárias em atividades com outras associações, recolhendo e transmitindo experiências, informações e conhecimento no exercício das tarefas de defesa da cidadania, de encaminhamento de problemas de interesse coletivo e no desenvolvimento social, cultural e artístico da sociedade comunitária.
Fomentar, em caráter permanente, o debate de questões fundamentais do país e da sociedade, estimulando o estudo à pesquisa, a competição entre estudantes e interessados, para ampliar a busca de informação sobre o regime democrático, os direitos e responsabilidades dos cidadãos, conhecimento das leis, da estrutura política, da organização dos Poderes, das políticas econômicas, das instituições sociais, fortalecendo o espírito de brasilidade, o respeito e a consideração para com os direitos individuais e coletivos, valorizando, sobretudo o trabalho social voluntario. Baseado nestes objetivos foi criado o proab projeto ação nos bairros. Oque é PROAB? Oque ele faz?

PROAB (Projeto Ação nos Bairros)

Escolinha de futebol beneficente. Grupo de teatro. Grupo Dança, grupo cantos. Atividades culturais. Palestras educativas e outras que se julgue necessário, Arrecadação de alimento e agasalho para famílias carentes das comunidades e apoio a outras entidades sem fins lucrativos, encaminhamento de caso especial para prefeitura municipal. Assistência social. Saúde publica e outros órgãos competentes,
O PROAB promove torneios e campeonatos. às inscrições são revertidas em premiações para as equipes vencedoras com premiação individua valorizando o atleta amador, O PROAB realiza homenagem ao dia das mães Com um bolo de três metros com apresentações culturais . Homenagem ao dia das crianças com atividades esportivas com varias brincadeiras e guloseima.s No natal todas as crianças do bairro de 0 a 12 anos são cadastradas para receber do papai Noel cestas natalinas com brinquedos Balas pirulitos pipocas refrigerantes e cachorro quente com apresentação de peças de teatro, PROAB compromisso o ano inteiro com a sua comunidade faça seu brilho chegar até quem precisa. OBJETIVOS: As drogas incidem cada vez mais cedo entre as nossas crianças; a partir dos 10 anos são grandes as pressões sobre o pré-adolescente de todas as camadas sociais, tanto faz se são estudantes de escola pública ou privada; ou se são de bairros pobres ou de luxuosos condomínios. Pensando nestes aspectos peculiares que estamos vivendo aliado ao processo crescente de degradação social que a disseminação dos entorpecentes traz: é por este motivo que Associação Rio-sulense de cultura e radiodifusão comunitária jovem Rio criou o Proab projeto ação no bairro. e decidiu criar a sua Escolinha de Futebol,laser e atividades culturais com palestras educativas que terá como princípio difundir a consciência ambiental, fazendo com que as crianças e os adolescentes desenvolvam conceitos básicos de respeito ao Meio Ambiente, A prática esportiva do futebol tentará evitar, quando não, resgatar estas crianças/adolescentes que, se bem orientados, continuarão no futuro a nossa luta por uma sociedade mais justa e Preservadora da natureza. O modelo que aplicamos é simples e segue a filosofia de dar um DIREITO, no caso é a participação na Escolinha, aliado aos DEVERES; este último é o mais importante, pois ajudará a complementar o senso de responsabilidade destas crianças adolescentes e jovens, O futebol, a cultura o lazer a busca de identidade, constitui um jogo que socializa na prática e na teoria para a vida em sociedade, para o respeito mútuo pelo outro, para a reciprocidade de regras e sanções. Aprendendo a jogar, a praticar o futebol e a refletir sobre as regras e a necessidade de respeitá-las dentro dos parâmetros convencionados, constitui, em verdade, o reconhecimento da existência. Humana.

Telefone para contato: 0XX-47 3521-6994. /nº. CNPJ 05796782/0001 30
Correio eletrônico (e-mail): jovemrioprob@hotmail.com
Jovemriofm. blogspot.com

Qual são os benefícios do esporte para a nossa saúde?
O esporte, quando praticado em caráter não competitivo, oferece benefícios não só para o corpo, mas também para a mente.
Os principais benefícios proporcionados pelo esporte são:
1- Fortalecimento muscular e ósseo;
2- Facilitação do fluxo sanguíneo;
3- Fortalecimento do músculo cardíaco (miocárdio);
4- Aumento da capacidade pulmonar;
5- Retarda (ou minimiza) o aparecimento de algumas doenças como diabetes, osteoporose, mal de Parkison etc;
6- Favorece a socialização;
7- Aumenta a auto-estima etc.
Introdução do futebol
O futebol é o esporte coletivo mais praticado do mundo. É disputado por duas equipas, de jogadores que têm como objetivo colocar a bola entre as traves adversárias o maior número de vezes sem usar mãos e braços. Esse objetivo é chamado gol (Brasil) ou golo (Portugal). A meta ou baliza é um retângulo formado por duas traves ou postes verticais, perpendiculares ao solo, e uma trave ou travessão paralela ao solo. Ali fica posicionado o goleiro, ou guarda-redes, que é o único jogador com permissão para colocar as mãos na bola (apenas dentro da sua área), defendendo o gol. O jogo é vencido pela equipe que marcar um maior número de gols. A FIFA (Federação Internacional de Futebol), com sede em Lausanne, Suíça, é a entidade que regulamenta o futebol no mundo. A partir de 1930 a FIFA passou a realizar de quatro em quatro anos a Copa ou Campeonato do Mundo de Futebol, competição internacional que se tornou a mais popular e disputada de todo o mundo depois das Olimpíadas.
Benefícios de se praticar futebol
Veja abaixo os benefícios que este esporte pode lhe proporcionar:
Diminuição da gordura corporal;
Manutenção do peso;
Aumento da força e da massa muscular;
Aumento da densidade óssea;
Melhora da resistência cardiovascular;
Favorece o trabalho de vários sistemas do corpo como o digestivo, o imunológico, o nervoso, o muscular, o esquelético, o endócrino e o respiratório, ativando as suas funções;
Reduz o risco de várias doenças como as cardíacas, diabetes, pressão alta etc;
Elimina o estresse e a ansiedade;
Diminui a freqüência cardíaca em repouso;
Melhora a flexibilidade, a coordenação, a mobilidade articular, o reflexo, a agilidade e a concentração;
Estimula a circulação sangüínea;
Trabalha principalmente os músculos das panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdome;
Aumenta a socialização, afinal é um esporte coletivo.


Além disso, com certeza você irá se divertir durante as partidas podendo gastar muitas calorias. Em média 400 calorias em 45 minutos de jogo.
Mas atenção!
Faça uma avaliação física (disponíveis nas melhores academias ou através do seu médico) para conhecer o seu nível de condicionamento a partir daí, praticar este esporte de maneira segura a sua saúde;
Faça um complemento com a musculação 3x por semana para adquirir mais força, resistência e potência muscular;
Hidrate o corpo bebendo água ou um isotônico, antes, durante e depois dos treinos;
Não esqueça dos alongamentos antes e depois dos treinos e jogos;
Para atletas, é também importante fazer aulas de flexibilidade, para ampliar a mobilidade articular;
Atividades físicas

"A prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem de pessoas saudáveis. Antigamente, existiam duas idéias que tentavam explicar a associação entre o exercício e a saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma predisposição genética á prática de exercício físico, já que possuíam boa saúde, vigor físico e disposição mental; a outra proposta dizia que a atividade física, na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pela ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Hoje em dia sabe-se que os dois conceitos são importantes e se relacionam."
Introdução
Mas o que é atividade física? De acordo com Marcello Montti, atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.
No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. Assim, vemos como a atividade física é assunto de saúde pública.
Por que a preocupação com o sedentarismo?
Na grande maioria dos países em desenvolvimento, grupo do qual faz parte o Brasil, mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam um nível adequado de exercício físico. Esse problema fica mais claro quando levamos em conta os dados do censo de 2000, que mostram que 80% da população brasileira vive nas cidades.
Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível sócio-econômico mais baixo e os indivíduos incapacitados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física, a partir da adolescência.
Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, o que se relaciona pelo menos em parte à falta da prática de atividades físicas. É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames, etc.
Quais são os benefícios da atividade física?
A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Veja, a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.
Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.
A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.
Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco ativos. Entre os últimos e aqueles que se exercitam mais, a diferença não é tão grande. Assim, não é necessária a prática intensa de atividade física para que se garanta seus benefícios para a saúde. O mínimo de atividade física necessária para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200Kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor freqüência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais freqüentes.
Como é feita a escolha da atividade física adequada?
A escolha é feita individualmente, levando-se em conta os seguintes fatores:
• Preferência pessoal: o benefício da atividade só é conseguido com a prática regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realizá-la. Assim, não adianta indicar uma atividade que a pessoa não se sinta bem praticando.
• Aptidão necessária: algumas atividades dependem de habilidades específicas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando de atividades mais leves.
• Risco associado à atividade: alguns tipos de exercícios podem associar-se a alguns tipos de lesão, em determinados indivíduos que já são predispostos.
Atividade física em crianças e jovens
Nesses grupos, além de ser importante na aquisição de habilidades psicomotoras, a atividade física é importante para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar e também melhor convívio social. A prática regular de exercícios pode funcionar como uma via de escape para a energia "extra normal" das crianças, ou seja, sua hiperatividade.
Atividade física em idosos
A falta de aptidão física e a capacidade funcional pobre são umas das principais causas de baixa qualidade de vida, nos idosos. Com o avanço da idade, há uma redução da capacidade cardiovascular, da massa muscular, da força e flexibilidade musculares, sendo que esses efeitos são exacerbados pela falta de exercício.
Está mais do que comprovado que os idosos obtém benefícios da prática de atividade física regular tanto quanto os jovens. Ela promove mudanças corporais, melhora a auto-estima, a autoconfiança e a afetividade, aumentando a socialização.
Antes do início da prática de exercícios, o idoso deve passar por uma avaliação médica cuidadosa e realização de exames. Isso permitirá ao médico indicar a melhor atividade, que pode incluir: caminhada, exercício em bicicleta ergométrica, natação, hidroginástica e musculação.
Algumas recomendações são importantes, e valem também para as outras faixas etárias:
• Uso de roupas e calçados adequados.
• Ingestão de grandes quantidades de líquidos, antes do exercício.
• Praticar atividades apenas quando estiver se sentindo bem.
• Iniciar as atividades lenta e gradualmente.
• Evitar o cigarro e medicamentos para dormir.
• Alimentar-se até duas horas antes do exercício.
• Respeitar seus limites pessoais.
• Informar qualquer sintoma.
Atividade física durante a gestação
É necessário a todas as gestantes um trabalho corporal a cada trimestre da gestação, para facilitar a adequação às alterações que ocorrem nesse período. Uma melhor capacidade cardiorrespiratória facilita a realização das atividades domésticas; uma melhoria das condições musculares e esqueléticas ajuda na adaptação às mudanças posturais e no trabalho de parto. Além disso, é de extrema importância a auto-estima, a convivência com outras gestantes e os sentimentos de segurança e de felicidade.
Os exercícios de ginástica garantem fortalecimento muscular, protegendo assim as articulações e reduzindo o risco de lesões. Ajudam também na oxigenação, na circulação e no controle da respiração. Já os exercícios desenvolvidos na água favorecem o relaxamento corporal, reduzem as dores nas pernas e o inchaço dos pés e mãos.
Antes do início dos exercícios, a gestante deve passar por consulta de pré-natal para ser avaliada pelo obstetra. Após a realização dos exames ele poderá liberar ou não a prática de exercícios. As mulheres que já praticavam atividade física e que nunca sofreram aborto espontâneo, podem continuar as atividades após adaptação para seu novo estado. Já aquelas sedentárias devem iniciar os exercícios após a décima segunda semana de gestação. Não havendo problemas, os exercícios podem ser continuados até o parto, embora seja necessário reduzir a intensidade aos poucos. Após o parto normal, as atividades podem ser retomadas após 40 dias. No caso de cesárea, o médico avalia cada caso.
As atividades físicas mais recomendadas às mulheres grávidas são:
• Caminhada: é muito bom para a preparação para o parto, já que melhora a capacidade cardiorrespiratória e favorece o encaixe do bebê na bacia da mãe. O ideal é caminhar 3 vezes por semana, cerca de 30 minutos.
• Natação: trabalha bastante a musculatura. Atenção: apenas algumas modalidades são liberadas durante a gestação.
• Hidroginástica: são os mais indicados para as gestantes!
• Alongamento: ajuda a manter a musculatura relaxada e o controle da respiração.
Considerações finais
Para finalizar devemos ressaltar que a prática de atividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por profissional qualificado, incluindo médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física. Caso sinta algo diferente é mandatório informar ao responsável. Outro ponto importante, que não deve ser esquecido, é a adoção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e fibras. Prefira o consumo de carnes grelhadas ou preparadas com pouca gordura. Evite o consumo excessivo de doces, comidas congeladas e os famosos lanches de "fast-foods". E lembre-se: beba muito líquido (de preferência água e sucos naturais).
A atividade física consiste em exercícios bem planejados e bem estruturados, realizados repetitivamente. Eles conferem benefícios aos praticantes e têm seus riscos minimizados através de orientação e controle adequados. Esses exercícios regulares aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral. Afetam de maneira positiva o desempenho intelectual, o raciocínio, a velocidade de reação, o convívio social. O que isso quer dizer? Há uma melhora significativa da sua qualidade de vida!
O que precisamos ressaltar é o investimento contínuo no futuro, a partir do qual as pessoas devem buscar formas de se tornarem mais ativas no seu dia-a-dia, A palavra de ordem é MOVIMENTO.

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